segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Urubu Sertão


Foto da performática RÔ

O CLOVIS, não seria o simbolo de uma realidade maior ?



Mestre Artur Emídio,70 anos de glória
Grandes Vultos da Capoeiragem _ Rio 2000

Pintura _ montagem ( 1.00 X 1.50 mt )_ coleção: Paulo Schetino


Os 50 Anos Do Mestre Russo
Basicamente o registro dos capoeiristas
mais jovens, em locais e situações que
tendem a desaparecer, como a capoeira
do Clube Carioca, do meu protetor em
situações delicadas, o performático
Mestre Angolinha, cumpadre do Zelador
da Roda Livre De Capoeira De Caxias.
AZ Collector_RJ_BR_ 16/9/2009
Mostra Bate-Bola & A Rocha
Bar Da Ladeira_19/2/2009
Nossa idéia de comunicação, divulgação e venda, era trabalhar com a cultura popular, e, mais precisamente, com o carnaval carioca. Os produtos seriam reproduções de montagens fotográficas, realizadas por mim com colaboração de minha filha, a comunicadora visual, Joana Zaluar. A idéia inicial era ocupar a chouperia do Grupo Casa Da Matriz. Meu contacto local, me ofereceu o mês de março para o evento, mas meu amigo Flávio Moreno, do Bloco A Rocha, achou por bem realiza-lo antes do carnaval, em fevereiro. Então ficamos combinados assim. Uma aposta perigosa para mim, porque o local estava e está esvasiado, não colando... Mas a Casa da Matriz pagava todas as filipetas, talves interessada em levantar o ponto. O Bloco A Rocha pagava as reproduções ( xerox assinadas ) e as molduras. Como meio de divulgação subestimado por todos, tinhamos_ e temos _ permanentemente meu trabalho na Internet, que aqui vos fala.... Os meninos e meninas, que conheci na Malta da Gávea, na capoeira , na rua e na PUC, cresceram e, naturalmente, tomaram novos rumos: casaram , tiveram filhos e foram à luta. Sempre foi assim. Eu mesmo faço tudo para manter uma vida digna; mutante, apesar do desconforto profissional em que sempre vivi. Mas alguns companheiros, que sempre estiveram comigo, tornaram-se competitivos, preferindo aderir ao extranhamento de minha pessoa; por considerar mais facil à sua própria ascenção coletiva. Tá certo. Acham, que temo a solidão? No meu caso impossivel. Se eu cortar pela metade minhas relações de amizade, ainda não daria conta do mínimo de atenção que os amigos merecem. É que, normalmente, as pessoas vivem em capsulas, como as novas criaturas massivas, dependentes dos tubos de sobrevivência, que na fase áurea da liberdade consideravam um horror; a não ser encarado. Eu não, ao contrário, quis sempre superar o tal sistema de pesos e medidas. Casei, descasei , fiz filhos_ que me amam_ me tratei_que me salva_ sou cabeção_que não se apaga_ e quem sou eu, se voces não se importam com isto? Agora novamente estou sem grana, um martírio para mim . Virei o Fantasma da Lapa e quero entrar em outra, mas neguinho fica secando; ninguem comprou nenhum trabalho, descendo a ladeira...mas depois, meus amigos mais chegados, andaram segurando a minha barra e os trabalhos feitos em nosso nome... Todos jovens vencedores; convictos. Marketing e linguagen comercial imbecil, que neste caso é tudo, mas que entre nós nunca valeu. Noutro dia o Paulo da Cuica deixou escapar o que pensava: - lá vem voce, com sua paranóia. Se não fosse ela eu não chegaria aos 72 anos, jogando capoeira sem treinar, sem alongar, mas entrando na roda melhor do que antes; e, com testemunhas zoando.... Só não tenho folego; agora, falta vontade mesmo. Perdi isto também. É esta mania de escrever quase tudo. Mas com a visita deste final de ano, e com aquele mestre bahiano, de muita soberba acadêmica, querendo mandar no meu filme, me lembrei do Minotouro e do seu irmão Minotauro: "vá gritar com eles, lá na Bahia". O facista estava pensando que eu sou um branco velho e babaca; mais um idiota ... rancoroso. Já havia ouvido aqueles gritos, no DOI-CODI...Capoeira Foi & Fui. Vamos embora, camarado. Acabei com suas ultimas imagens de mando, e estão gravadas com aquelas deslocadas ordens de gritos alienados, ignorando o que ao meu lado e na minha frente acontecia..."filma as criancinhas". Ôh, merda de vida. Pois é, vou jogar no YouTube porque a roda era na rua e não tem dono. Espaço público não tem mando. E logo comigo, aos 72 anos; querem levar um desacato? Pois levem. Logo eu, que nunca teve patrão, nem direção. E mais, que ajudou a fundar uma Escolinha de Arte_ a Girassol ( Rio 1966 ), até hoje voltada para crianças; em Ipanema. Capoeira fui... E ia de ônibus , trem , carona ou de "bonde", para todos os cantos do favelão carioca. Não recomendaria.
Não restam dúvidas...nas velhas; só me restam as novas, no porvir...Mas quero lembrar alguns desencontros. É minha sina, um marco do caminho..Meu carma secreto: ter que reagir aos desafios, que, com estes blogs abertos viraram desatino. Calma minha gente, não precisa ler tudo. Noutro dia, um velho amigo chegou de fora; achando que estava livre das nossas idiossincrasias. Já salvei sua vida, mudando seu rumo, seu trabalho e suas novas-velhas amizades. E ele? Como um garnizé seresteiro, quis tirar uma de bom de roda ( é mesmo_ fodinha numa assembléia de estudantes_e como falava bem este meu amigo ). É, à partir daí, ninguem se comunicou comigo. Voltei pra geladeira. Foi minha irmã mais velha, que me avisou de tudo; da sua exposição. Desculpe meu irmão mas já encheu o pote. Agora tem de ser diferente: necessito de respeito e atenções especiais. Do contrario, Lulu Palavrão: vão tomar banho_ e nada de gáz metano_assim mesmo: sem medos e sem contôrnos indiretos...Minha imagem é verdadeira. O Fantasma Da Lapa. Só para sacanear os novos pequeno-burgueses; sempre imaginando coisas de classe merda; fazendo média. "Urian, colega velho, não tenho mais tempo...". Quando o conheci, o boto ainda era cor de rosa_ na cartilha do MAO_ VERMELHA. Completamente ingênuo, mas generoso. Seu impulso suicida, temeridade esquerdista, estava vazio: sem rios; sem mãe d'agua; sem peixe boi; sem pôrra nenhuma. Mais tarde, seu Grupo Diálogo, acabou dialogando e trabalhando com a ditadura da Funarte... Dois foram se acabando por alí. Um outro foi chegado e depois sumiu da nossa história; e ninguem mais viu ou citou seu nome, foi o Sergio Ribeiro, que imaginou aprender caratê para lutar contra os ditos - cujos. Menos mal, mas contraditória intenção amorosa deste mundo irreal. Qual é? Não consegui nada alí, e tentei. Porque? Tem outro que nunca entendi, bôa pessoa , mas me escapa. Só ficamos nós, e agora é preciso conversar muito, sem receio do que nos tornamos com o passar do tempo; e, sem tentar avalizar minha provécta pretensa loucura, projetada... Já ouviram falar disto , da dentadura que fica te acusando no copo do criado mudo. Não sei não: mandar recado me convidando? Nem um email , um telefonema. Então é isto: foi emprenhado, ou se emprenhou pelos ouvidos? São todos bons de cuca, mas eu não tenho motivos...Coisas malucas de exposição. Foi isto? Como te conheço bem gostaria de saber em que situação fiquei de fora? Vídeo de lagartixa? Tinta fresca de picareta oportunista? Mas desculpo tudo. O que voces querem? Estou velho mesmo e reclamo, mas tenho meu amigo no bolso e bem guardado no coração. Nem é bom se meterem nisto, porque posso ficar muito irritadiço e detonar a caveirinha. Noutro dia perguntei ao Gil Velho: "amigo, me diga alguma coisa que voce concorde comigo?" Com o Urian Velho, de tantas batalhas vividas, a situação é parecida. Se tiver aquela platéia, então.... aí o caboclo é pura sedução. Filho de MÂE PEQUENA, não vou ser eu que vou querer mandinga. AXÉ
Para voce Urian, amigo véio...aquele abraço do Gil Velho, de quebrar as costelas.
Para voce e nossos amigos comuns: com certeza voces são loucos , não perceberam quem sou eu, afinal? Fora da mídia e da média golpista, já estou por opção, mas meu veneno é virulento no momento da lucides, e..... que bota todo mundo pra funcionar. Não é legal? Naqueles tempos....mas, agora, estamos pesando; se meus detratores não me perdoaram.
Meu Carma? Nasci assim e não renego.
Só fiquei eu daquela Gávea, do Parque Proletário e de um rio chamado Rainha , hoje imundo, mas mesmo assim invadido. Manoel Messias saiu dalí, assim, batido, depois foi expulso novamente, mas pelo tráfico, da "nova" 'Cidade de Deus', e acabou definitivamente engolido pelo progressivo e bem sucedido comportamento daquela gente especializada em salvação coletiva do mizerê...Carma pesado; também. Muito simples, o amigo, na PUC, já me conheceu assim, e, de fora, acha que pode me controlar com seduções manipuláveis sobre o tempo dos seus ex-alunos.... meus amigos por tabela. Quem perdeu a paciência, nestas bandas, fui eu porque a barra pesou mesmo. Convido todos à pretar mais atenção. Aos índices econômicos positivos pra caramba.,, É, mas estou pra ver tanta gente fudida_"e mais dura que pau de noivo". Talves pelo foco do ajuntamento. Oitenta mil residências novas, no Cais do Porto, que devia ser tombado pelo IPHAN?
Mas não; vai ser tombado pelas picaretas lucrativas da industria imobiliária , que já acabou com tudo.... na velha Guanabara. E agora? E o entroncamento rodoviário, circular, não é fundamental para o escoamento da merda dos automóveis para a Avenida Brasil. E a outra merda à ser produzida, vão jogar aonde, nas suas "gargantas profundas"? E a 'Rodoviária', dos muitos onibus intermunicipais? E os da Central do Brasil e da Pça Maúa, não rumam para os buracos suburbanos em direção à zona oeste? E o acesso à Ponte Rio Niteroi. Edifícios enormes não vão tirar a visão da paisagem, dos velhos moradores do outro lado do MORRO DA FAVELA? _ aquela, dos heróis da Guerra do Paraguai? PROVIDÊNCIA ? E os cemitérios do além -mar? No além tumulo? Novos pretos velhos? Pois é: 50.000 residências de classe média vacilante, e + 20.000 para pobres diabos fuderosos, nos limites dos favelados históricos, que vão ficar muito putos com os novos zolhudos da "nova cidadela da música". No RJ não deviam costruir mais nada, pelo contrário, deviam passar o trator; desde de que, o poder central, parasse de dar dinheiro para prefeitos ladrôes no interior, naquele mundareu abandonado. Que investissem no Brasil Real... mas, nas pequenas cidades, num largo cinturão verde de alimentos e sistemas viáveis de colheta e distribuição destes novos produtos no mercado local; e com tudo que pudesse ser produzido_ nada de polícia, super-lativos ou super mercados_ o escambau sim. Soja, ou agro industria, não, não, não. OI! sim, sim, sim. Ou vão, vão, vão", plantar batatas"; seus cretinos... que não concordarem comigo. Ditadura da reflexão e do palpite, a única razoavelmente aceitável. E mais: manufaturas.... O feito a mão, com carinho e afeto , que só a cultura e a educação do povão ainda contem.
Mas, no momento, só faltam as velhas "paneleiras direitistas" saltando sobre o fogo. E o terço, no funil, virar funqueiro. Fiquei sabendo que desejam consertar políticos. Estou satisfeito com o que temos. Mas não estou nem aí, tempo esgotado pra flozô. Prefiro dividir o pão nosso de cada dia. Nunca fui sociavel mesmo. Nem, como professor da Puc, quiseram meu saber. Mas ficaram sabendo. Morreu alí. Valeu?
Vão dar veredicto de sanidade lá nos seus travesseiros. Mas primeiro precisam caminhar em linha reta e chegar na cama, sem tropeços senis e aquela tosse compulsiva, que há de lhes maltratar um dia. Porque me comportei assim com meu amigo? Não sei, talves para chamar atenção. Desespero. Raiva. Cansaço.Lembra-se daquela garotada alienada da "belas artes", que manipulada pelo novos grupos de jovens castrastóficos ideológicos, botavam 'capuz de maluco' na minha geração ainda presente, mas calejada e desconfiadíssima? Pois é. E depois? É o agora novamente....com novos sonhos de poder e glória, mas só que no tal do sistema capitalista. Vão preencher o saco furado de outro. Vos amo muito, porque foram os meus amigos tortos, que me acompanharam até aqui, "mas está na hora do se mancol". Bem! Manco eu, que manda...AZ


COMPARSAS
Bernardo Lobinho
Foi muito importante na realização do Meia Lua de Compasso. Evento de 1999 ( Laurinda Santos Lobo- Sta Tereza ), que reuniu artistas_ vários_ e Mestres de todas as escolas de Capoeira   
http://www.comparsas.com.br/


BANDA URUBU SERTÂO
+
&
http://www.youtube.com/watch?v=05A44Jcc_DM&NR=1

pomba gira 7 encruzilhadas
Pueris foram as quimeras na derrota infatil daquele comunismo, do final dos anos 60 , que, contraditoriamente, se reinventou alí no aconchego do coração arrivista e revisionista da PUC_ RIO; muito vacilante em 64. No pós 68 absorvendo todo aquele acervo vivêncial guardado no peito dos únicos discípulos que pela tradição estudantil humanista univercitária, tiveram contacto direto com o mestre eleito para estudos, pela nova Universidade Católica. Nós os antigos estudantes da ENBA, que o acolhemos como Mestre e Meta de avanço ético para nossa conservadora instituição: o artista gravador Oswaldo Goeldi. Eleito por justa causa, pelo Professor Carlos Zílio, como exemplo modelar para seus alunos de História das Artes, na nova PUC_RIO. Na verdade fomos nós, alunos e amigos de Goeldi ( Urian foi seu aluno, na Escolinha de Arte do Brasil ) que estiveram com ele até seus últimos momentos xilografados de vida ( RJ 1961 ). Preservando suas estórias vivênciadas e não registradas, durante sua vida e após sua morte, na marginalidade crítica do grifo oficial. Tranformado, por pretedentes aplicados, em teses seguras de mestrado e doutorado acadêmico; tão abominada pelo artista_ Mestre em sua simples, mas dificil vida de gravador, ilustrador e professor_ sem diplomas. Precisava? Sim, precisava , a idéia do modernismo extraviado foi fundamental para todos nós, amigos do artista gravador. Mas Goeli sempre entendeu e era cumplice, do modelo universal das "belas artes", que na verdade formava alunos, em sua grande maioria, diretamente do ginásio para a universidade e dali, diretamente para as escolas públicas e privadas, na rede de ensino ginasiano. Goeldi achava ótimo que assim fosse, e tinha muito carinho com os mais canhestros dos nossos professores pomposos, arfinal , além de culto, era educado e generoso ; e entendia ser útil o contacto com o desenho na malha interna do ensino brasileiro. Isto aprendi com ele. Era suiço- brasileiro e não acreditava em formação forçada de artistas; desenhistas sim. Criatividade já era um outro papo, muitas vezes furado.
E para aonde foram às tão apregoadas soluções anti-acadêmicas, daqueles laboriosos artistas modernosos do MAM; viraram páginas da história pós-modernas, sem citar suas fontes. E ainda recorreram a ENBA? Aquela instituição pilhada, lá do "fundão"... para se submeterem às provas ridículas de mestrado e doutorado. E, assim, poder virar um caga-regra diplomado pela decadência do útimo golpe sobre nossa_velha_nova instituição de "ensino artístico", ainda formatadora de funcioários remunerados para as artes plásticas. Apesar de alguns poucos talhados à se destacar, de forma geral, desprezo o carreirisno contraditório e subserviente dos bons meninos...Brabo foi engolir a propalada anarquista, "do suprematisno bolchevique mais tárdio", emprenhando-se com formulações rotineiras de professora e Chefe do Departamento de Desenho, nas suas esquemáticas e racionais aulas de acadêmia_ suprematista. E tudo sem saber desenhar, lá no seu desterro. Mas usual, na média-mídia, de libertária "transformista estética"; porque estas foram suas pregações, ao longo de nosso tempo, de artista e estudante de pirataria, contra a velha ENBA_ ACADÊMICA, até ser encurralada e conquistada definitivamente; mas já isolada e atolada no fundão. Mais-foda foi ver, as mesmas criaturas, adentrando, ritualisticamente, por todos aqueles requisitos maneirosos nas bancas dos novos sabedores. Fruto da interferência deletéria da ditadura, pela porta dos fundos, na chefia da cadeira de desenho_outrora sob orientação do 'Maestro Abelardo Zaluar'_ um dos últimos liberais da Universidade do Brasil; o resto foram os restos, de um passado morto que não renascerá. Eu? Sou o novo, que vem chegando e gozando com vossas caras inafetivas, como sempre_ HUM-RUMOR SUTÌL__Trepante? http://www.youtube.com/watch?v=Z4NU8FHf_5g&NR=1 ........ou: Surumbato? http://www.youtube.com/watch?v=4Uk9bmujV5g&feature=related/ .......Mas vamos deixar pra lá; até o racionalismo da estética copista tupiniquim. Montada sob o poder da ignorância, pela crítica de arte, especilisada nos gestos largos giratórios das minhocas revolucionárias, já integralizadas, como 'Claque Média Dominante e Golpista', com seus novos comandos, que por aqui ainda ecoam: "sai da frente, que atrás vem gente". Panelaços e buzinaços. Mas tudo: love you, man! Até que chegamos para resistir e tentar travar, a fuga em massa, daquela instituição igualmente esvaziada pela repressão. Enquanto muitos artistas viravam funcionários públicos, por opção e precisão, nós fundavamos uma entidade para lutar contra a censura e tudo mais. Alí no MAM, que já, naquele momento ( 67/70 ), ficara muito visado pela repressão. Pois é, focavam nossa assossiação de artistas, que dalí reagia, em seus direitos de expressão; ficou pior depois daquele pinto molhado proposital. Eramos ameaçados, mas quem mais sofreu foi a direção do velho MAM. Restou, apenas, fugas sutis de muita gente grande; porque o mal já fora feito, e eu, já muito velho, não pretendo recuperar mais nada, do tudo que poderiamos ter feito; mas mordo e sacaneio, assim mesmo....o que, só me trás mais problemas, uma pena! Sou o acusador, um Diabo Piedoso, que foi expulso do convívio social porque não segue as regras e usa do direito fundamental de argumentar e se ver, do outro lado. INSUOPORTÁVEL: PARA QUEM DESEJA O MANDO E O DOMÍNIO DO OUTRO...OI! Telemar!, não tem espaço, nem grana pra mim? URUBU COME FOLHA... É CONVERSA FIADA... Sem grilos com aquele sofrido artista, "hoje virado". Mas, que já me julgou tolo e pretendeu me cooptar para ações primárias "revolucionárias", que nem ele sabia avaliar. Era a tal doença infantil do esquerdismo, que pagou muito caro com seus vícios discursivos mecanicista_ militaristas e primários, no nosso passado de glórias. Um presente. Depois veio_ ser ou não ser_ mais ou menos humano, totalmente adaptável. Mas com o humanismo, de outrora, que já dominavamos plenamente, em familia. Por exemplo: ao viver intençamente as contradições da gravura socialista de Cuba. Ao constatar que ali, como simbolo da generosidade do "modernismo", Goeldi, já era um "revolucionário aos contrários". Um artista _ coisa de pouca monta_ mas muito raro. E isto sempre foi nosso, ao tomar postura de defesa internacionalista do amigo e nosso mestre generoso. Vosso Goeldi, que me fez desistir da formação artistica ciêntífica, como desenhista remunerado, encaminhada pelo meu pai junto ao Museu de Ciências Naturais da Quinta da Boa Vista. Decisão terrivel. Isto foi em 1958/59? e eu ja estava há dois anos na ENBA; já meio grilado com aquelas fantasias de artista. Pois é, também conversava muito com o Mestre Helios Seelinger, um gozador carioca ( acadêmico: humorista-simbolista ), e ficava matutando sobre a idéia depressiva de ser artista do vento; com suas velas abertas, ao pleno mar, entre o Rio - cosmopolita- e Niteroi - provinciano - do meu primo professor, Abelardo Zaluar. Goeldi ja era professor de xilogravura na Escolinha de Arte do Brasil, e, mais tarde, naquela mesma época, já se posicionando com os mecanismos acadêmicos da Escolsa Nacional de Belas Artes, via Abelardo; um dos fundadores da escolinha de arte do Brasil _ Poeira... Mas tudo, muito lucidamente. Porque Goeldi, afinal, era um artista muito informado e, melhor, muito lido, um verdadeiro intelectual, que detestava simplismos arrogantes. Com suas aulas completamente livres de dogmas, qualquer que fossem, sempre se postando junto as dificudades técnicas de seus alunos; Julio Vieira; Hugo Mundi; Ivette Rosa; Jesuino Ribeiro; Babinski; Roberto Magalhães; Mario Pagnuzzi; Quaglia; Adir botelho; Jose Maria de Souza; Armindo Marques; Urian A. de Souza e muitos outros..... Apenas, nunca entendi o desconforto entre ele e meu amigo Antônio Dias. Não sei avaliar, porque nunca quis saber. E prefiro ficar na minha, porque, neste caso, os dois eram meus amigos e eu já tinha muita briga a ser brigada, principalmente com a revoada de facistas e colaboracionistas, que aqui chegavam após a derrocada do nazi-facismo, na Italia, França et cetera. E coisa e tal. Fora isto, as nossas pauladas, num dito cujo arrivista - pop, foi por causa da politicagem nas filas de votação daqueles salões de arte ( no MEC ). Aquelas premiações, durante e diante da ditadura_ RJ_ 66/67/68_BRASIL, que o AD regeitou tambem. AZ COLLECTOR RJ_17/9/2009.
FUI
7 trunqueira
é Mojibá
http://www.youtube.com/watch?v=CExtXFgHlgs&feature=related
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OLHA O FERRAZ AI ?
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CENTO CULTURAL LAURINDA SANTOS LOBO
Meia Lua De Compasso: Brincadeira Carioca 
Santa Tereza  RJ  BR 1999


Fragmentos: Capim Canela e Daniel da percussão 

Flavinho e Ericson
Urubu Sertão
&
AQUILO
+
JOÃO BRAGA
O tecladista, meu velho amigo, esteve lá para dar uma canja
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MEMÓRIA
Turma da Capoeira do Gil VElho





Touro é Cacique De Ramos

na roda do gil velho todo mundo podia jogar



COLORIDA
 O COMEÇO DE TUDO AZ DOCUMENTOU

JUREMA : NOSSA INDIA POR UM DIA
ABAIXO O CONDE VAI DE TAMBORIM
POUCA GENTE, MAS PARA SEMPRE...


Farid e Marquinhos haveremos de encontrar

O PRIMEIRO DESFILE: FOTOS AZ COLLECTOR
Do Planetário ao portão da PUC
Ponto Final! Dos Onibus

A ROCHA, DESDE O INÌCIO, PROCUROU A LAPA


                                                    Sou o brilho do Mar. Eu vivo no Vento
                                                      






FIZ O QUE FIZ PORQUE APOSTEI NOS AMIGOS E EM NOSSAS IDÉIAS DE COMUNICAÇÂO...VISUAL SONORA.

 
UM INÍCIO FORA DE ORDEM
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........................................A ROCHA
meu amigo Luizão, Ogâ, percussionosta, que forma com Carlos Negreiros e a Izaura de Assis
..............................>Turma digna de nota. São anos de vivências interrompidas entre um som e outro, entre uma frase e uma ginga de malícia, coisas prometidas e estórias que haveremos de contar no contexto dos amigos da Malta Da Gávea. OK!? ................

.....................................................O OGÃ LUIZÂO
.............................................MESTRE DA PERCUSSÂO









ALVARO RAMOS
LEONARDO FROES
WALDEREDO I. DE OLIVEIRA
3
amigos do vento





Com a camera na mão meu irmão Lula Araujo

Biza Sabugoza terapeuta dos amigos em Correas








Fundação Cultural de Blumenau
SC 1978

MINHA VIDA DISPONIVEL

INDIO QUER APITO

LENIN, SE ENTERRAR VIRA SANTO. SE DEIXAR COMO ESTÁ, VIRA MITO
AZ COLLECTOR: Fotos e comentários recolhidos, da TV Suiça, em Basel
+
no mais . não tenho culpa se o mundo em que viví e ví: foi assim. já era, seu caça fantasma...
&
assim

BANDA URUBU SERTÂO
&
AZ
o triangulo da Umbanda tem Urubu












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Meia Lua de Compasso - Brincadeira Carioca
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